domingo, 30 de agosto de 2009

John Hus – Um Herói da Fé

John Hus nasceu em 1374. De família humilde, foi ordenado como sacerdote em 1401 e dedicou grande parte de sua carreira ensinando na Charles University em Praga, Boêmia.



















Popular até para a rainha

Hus dava ênfase à devoção pessoal, à pureza de vida e ao papel da Bíblia como autoridade na Igreja. Como conseqüência, elevou a pregação bíblica a um status importante nos serviços da igreja. A Capela de Belém era uma ilustração tangível dos ensinos de Hus. Em suas paredes estavam pinturas que contrastavam o comportamento dos papas e de Cristo.

Em uma gravura o papa aparecia montado em um cavalo enquanto Cristo caminhava descalço. Em outra, Jesus lavava os pés dos discípulos enquanto o papa oferecia seus pés para serem beijados. Muitos clérigos ficavam incomodados sobre questionamento da vida que levavam. Mas Hus era popular entre as massas e em uma parcela da aristocracia, inclusive a rainha.

Proibido de pregar

O arcebispo de Praga proibiu Hus de pregar e pediu à universidade que queimasse os escritos de Wycliffe. Hus não concordou e o arcebispo o condenou. Enquanto isso, Hus pregava contra a venda de indulgências que eram usadas para financiar a expedição do papa contra o rei de Nápoles. O papa excomungou Hus e colocou Praga em interdição, o que significava a excomunhão de toda a cidade, que ficou impedida de receber os sacramentos.

Para aliviar a situação, Hus deixou Praga, mas continuou pregando em várias igrejas e ao ar livre. E, como a Jesus, as pessoas comuns o ouviam com alegria.

Por que a oposição a Hus?

John hus frequentemente denunciava estilos imorais e extravagantes da vida do clero e fez a afirmativa corajosa que apenas Cristo é a cabeça da Igreja. Em seu livro On the Church (Na Igreja), ele defendeu a autoridade do clero, mas reivindicou que apenas Deus pode perdoar pecados.

Ele também reivindicou que nenhum papa ou bispo poderia estabelecer doutrina contrária à Bíblia, nem qualquer verdadeiro cristão poderia obedecer à ordem de um clérigo que estivesse claramente errado. Essas opiniões deixaram Hus em situação difícil. Em 1415 ele foi chamado ao Conselho de Constance para defender aquilo que ensinava. O Conselho condenou os ensinos de Wycliff, e Hus foi condenado por apoiar tais ensinamentos.

Caráter Cristão

Doente, e fisicamente abalado, declarou-se inocente e recusou-se a renunciar os erros que lhe eram atribuídos a menos que lhe provassem eram contrários à Bíblia. E disse ao Conselho: "Eu não vou para uma capela cheia de ouro, recuando da verdade”.

Morte por Cristo

A caminho da execução, Hus viu em um cemitério uma fogueira dos seus livros. Ele riu e disse aos presentes que não acreditassem nas mentiras que diziam a seu respeito. No momento da execução, o mestre de cerimônias do império pediu-lhe para que se retratasse de seus pontos de vista. Hus respondeu: "Deus é minha testemunha que a prova contra mim é falsa. Eu nunca pensei nem preguei com outra intenção que não fosse, na medida do possível, convencer os homens dos pecados deles. Hoje eu morrerei alegremente".

O fogo foi aceso. Enquanto queimava, Hus cantou em latim um cântico Cristão: "Cristo, Tu o Filho do Deus Vivo, tenha clemência de mim".

:: Sara Nossa Terra

Nenhum comentário: